domingo, 26 de abril de 2009

As três peneiras


Havia um homem que era muito fofoqueiro, um dia ele foi contar uma fofoca para um sábio, ele disse:
- hei sábio vou lê contar uma fofoca. Estam dizendo que você...
Mas antes que abrisse a boca para dizer qualquer coisa o sábio parou o homem e disse:
-Espere antes de dizer qualquer coisa use as três peneiras.
O fofoqueiro confuso perguntou:
-Mas o que são as três peneiras?
E para que servem?
O sábio respondeu:
-A primeira é a peneira da verdade, muitas vezes dizemos coisas por ai que não são verdades ou até mesmo aumentamos os fatos, pense bem o que você ia-me dizer era verdade ou era só mais um “Boato”?
Agora abra a sua boca na peneira para que todas as mentiras e calúnias que você ia-me dizer sejam peneiradas e separadas da verdade.
O homem fez o que o sábio disse e toda a mentira foi calada.
O homem perguntou o sábio e a segunda peneira? Para que serve?
O sábio respondeu:
-Essa é a peneira da bondade. Às vezes dizemos coisas ruins das pessoas e às vezes nem sabemos se é verdade! O que você ia-me dizer era uma coisa boa ou era ruim?
Mais uma vez o homem abriu a boca na peneira e toda a ruindade foi parada.
E homem mais uma vez pergunta e a terceira peneira?
O sábio explica:
-a ultima é a peneira da utilidade, dizemos muitas coisas que não tem utilidade. O que você ia me dizer tinha alguma utilidade ou era só mais uma coisa inútil e que pode ser dispensada?
O homem abriu a boca e toda a inutilidade de suas palavras foi peneirada.
-Agora que toda a mentira foi separada, toda a ruindade foi parada e toda a inutilidade foi peneirada, não poderá, mas me dizer quaisquer mentiras, ruindades e inutilidades.
Agora diga o que me ia dizer!
O homem não conseguia dizer mais uma palavra.
Moral da história: dizemos e fazemos coisas muito ruins para as pessoas e para nos mesmos, agora antes de dizer qualquer coisa use as três peneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário